MySugardaddy Logo
SSL 256 Bit

Sapiosexual: a atração por inteligência.

A atração pode surgir de várias formas. Para alguns a aparência física é determinante, para outros ela é apenas um bom início para algo mais profundo. Ou seja, algo além de corpos, pele e cheiro. Falo aqui de quem se atrae por ideias, boas conversas, pela inteligência do outro. Hoje quem sente atração por inteligência é conhecido como Sapiosexual.  

Mas o que é um Sapiosexual?

caderno lápis mapa viagem sapiosexual

O termo “sapiosexual” deriva do latim “sapere”, o que para o Português seria sapiência ou sabedoria. Ou seja a atração pela sabedoria/inteligência do parceiro. 

Isso vai muito além de gostar de quem usa óculos. E também, apenas para ficar claro, não define uma orientação sexual e sim uma preferência. 

Este termo foi citado pela primeira vez na Comunidade Virtual Live Journal, em 1998, por um dos usuários conhecido como wolfieboy. Escreveu ele “Quero uma mente incisiva, curiosa, perspicaz e irreverente. Quero alguém que considere discussões filosóficas como preliminares ”. O termo hoje em dia é cada vez mais utilizado em sites e aplicativos de namoro online, onde é possível se descrever como uma pessoa Sapiosexual. homem segurando livro atração por inteligência

Mas na verdade a atração por pessoas que você admira pela sabedoria e perspicácia não é algo de hoje. Apesar do termo ser novo, a relação entre inteligência e mente como fatores de atração entre pessoas, data dos textos do filósofo Platão, no ano 380 a.C. Isso já é uma característica cultural antiga e até pode sugerir a busca por segurança e proteção.  

Você pode ser considerado um Sapiosexual? 

mulher livro de arte bosch atração por inteligência

Se você é uma pessoa curiosa que ama tudo que possa expandir sua mente. Sempre procura uma oportunidade de aprender e crescer, e gosta de estar ao lado de pessoas que você considera sábias e que possa aprender com elas. Pode ser que você seja um sapiosexual.

Sabe quando você senta para tomar um café com uma pessoa e você não vê o tempo passar, não se sente entediada(o) um só minuto? Vocês conversam sobre tudo e quando vai embora ainda fica  com gostinho de quero mais? E fica pensando em muitos outros assuntos que gostaria de debater com ela(o)? Então aí está a atração pela sabedoria do outro. 

casal tomando café

Isso significa você se interessar pela bagagem cultural da pessoa, senso de humor, empatia, capacidade de compreensão, a maneira de expressar o sentimento e todas essas qualidades têm muito a ver com inteligência. Ou seja, estamos falando de quem se interessa mais pelo conteúdo do que pela embalagem. 

E nem sempre o nível acadêmico pode ser um fator determinante, afinal a inteligência pode vir de várias formas.

Um homem, por exemplo, viajado, bem sucedido que já alcançou sua estabilidade financeira, que seja curioso e atualizado. E que ainda, tenha controle emocional. Daqueles, sensato e educado até em situações de stress. Tem tudo para conquistar muitas mulheres sapiosexuais.  

Quando só a atração física não é mais suficiente.

 lendo livro tomando café

Vamos concordar que a intelectualidade e a inteligência o tempo não destrói. Diferente da aparência física que pode sofrer grandes alterações com o passar dos anos. Muitas pessoas acabam se descobrindo sapiosexuais ao ficarem entediadas em seus relacionamentos após a fase da atração física passar. 

E sinceramente, se queremos passar mais tempo com uma pessoa, é melhor que ela acrescente conversas interessantes e seja capaz de manter o desejo aceso. 

Devo me definir como Sapiosexual?

Hoje há uma tendência de definição de grupos e preferências devido ao aumento de sites e aplicativos de encontros.

atração por inteligência entre casal

Deixar claro seu interesse por pessoas inteligentes, se identificando como um sapiosexual, pode ser uma forma de evitar encontros desastrosos. Como por exemplo, quando você não aguenta ouvir erros de português ou não tem paciência para conversas superficiais.

Por outro lado, se identificar como sapiosexual também pode parecer pretensioso e fazer com que potenciais parceiros se afastem. 

O mais legal é que hoje podemos recorrer aos sites de namoro online como o My Sugar Daddy, por exemplo, e buscar um novo parceiro que mais se aproxime do perfil que desejamos. 

O domínio pela inteligência. 

É preciso também estar atento para que essa atração por inteligência não acarrete em certos perigos. Como por exemplo, passar da admiração à idealização da pessoa e depois à dependência. Afinal isso pode reforçar a falta de autoestima em pessoas inseguras, resultando no domínio de quem se supõe mais inteligente.

Mas, se conhecer e saber aonde quer chegar é fator determinante antes de qualquer definição e irá te ajudar a ser assertivo nos encontros. 

[laread_quote name=”Platão” info=”” stars=”0″ ]“O amor é como uma escala de gradação que começa com a beleza do corpo, para depois se aproximar das ideias e das pessoas que mostram uma inteligência privilegiada”.[/laread_quote]

mãos dadas

[laread_preformat]Artigo relacionado: A relação entre Feminismo, o filme Bonequinha de luxo e uma Sugar Baby[/laread_preformat]