MySugardaddy Logo
SSL 256 Bit

Rejeição amorosa, como superar?

Passar por uma rejeição amorosa é uma situação muito difícil mas muito comum. Com certeza todos nós já experienciamos esta dor. Cada um com sua intensidade e forma diferente. Afinal somos humanos e únicos em nossas existências. Às vezes a dor é tão profunda que parece que nunca vai passar. Entretanto hoje muito mais se sabe sobre as experiências humanas. Então com elas podemos aprender a curar a nossa ferida. Veja como superar uma rejeição amorosa com estas dicas!

Encare a rejeição amorosa como um desafio.

homem pulando em monhas

De acordo com Estudos da Universidade de Stanford, pessoas que  enxergam a rejeição como uma oportunidade de crescer e mudar, conseguem se recuperar mais rapidamente. Portanto se focarmos nosso pensamento na idéia de que perdas criam oportunidades e nos fortalecem, podemos crescer mais e sofrer menos.

O que não te mata, te fortalece!

Cuidado com pensamentos destrutivos, auto-crítica e culpa após uma rejeição

amorosa.

homem sofrendo como superar uma rejeição

Neste momento nos sentimos sozinhos e abandonados. Entretanto, nem sempre a dor é pelo que perdemos, mas sim pelos pensamentos ruins que criamos sobre nós mesmos. Ou seja, quando criamos pensamentos destrutivos e catastróficos sobre o passado e até o futuro.

Além do mais, muitas vezes sabotamos a nós mesmos com pensamentos destrutivos. Por exemplo: “Eu nunca mais vou confiar em alguém de novo.” “Ninguém gosta de mim.” “As pessoas só querem me usar.” 

Assim é preciso identificá-los e cortá-los, pois eles não são verdade. Olhe para você como olharia para um amigo na mesma situação. Quais conselhos daria à ele? Com certeza você não julgaria as atitudes dele ou seria cruel. Então tenha cuidado com você. Não seja tão cruel com você mesmo, não se julgue tanto. Temos que ser honestos com nós mesmos e com a situação. 

Não olhe para o passado com óculos cor de rosa.

ólhos com lágrimas de mulher como superar uma rejeição

Quem não olha para trás e pensa: Ah.. como eu era feliz quando era criança, naquele emprego, com aquela pessoa, etc. Pois bem, essa é outra tendência que temos. A de olhar para trás e lembrar apenas dos momentos bons.  Então cuidado! Neste momento, tente enxergar com mais clareza a situação em que vocês viviam. As vezes é preciso perguntar aos amigos próximos ou familiares como era de fato a situação vocês.

Será que sua expectativa era realmente atendida neste relacionamento? É preciso maturidade para balancear o que recebemos com que o que merecemos receber. Será que você não merecia mais?

Permita-se um curto período de “luto”  logo após a rejeição amorosa.

As vezes é preciso um tempo para processarmos a nova situação em que estamos vivendo. Por outro lado, nossos sentimentos e tristezas não devem tomar conta da situação. Mas não devemos reprimi-los completamente.

A convivência, as ligações vão fazer falta. E essa falta vai doer.  Precisamos expressar este sentimento. Seja através de choro ou um pouco de isolamento. Isto é normal por um período. 

Além do mais é importante se afastar da pessoa por um tempo. Isso inclui não olhar redes sociais ou mandar msgs. É preciso que esta distância ocorra para que você realmente se coloque na nova situação. E para que respeite a vontade do outro. 

Neste período tem aqueles que preferem assistir filmes românticos, e colocar todas as lágrimas para fora. Às vezes pode dar um alívio. Mas nada de exageros. Mais legal mesmo é ver aqueles filmes de quem deu a volta por cima. E se inspirar nestas histórias. 

Reconecte-se com sua individualidade.

mulher meditando

Muitas vezes quando estamos à muito tempo com alguém acabamos nos adaptando ao mundo e preferências do outro. O que faz com que a gente esqueça de quem somos e do que gostamos. É preciso mudar os lugares e costumes. Afinal, pode causar muita dor continuar frequentando os mesmos lugares de quando estavam juntos.

E veja, essa é uma das melhores oportunidades de estar sozinho. Se conhecer melhor. Abraçar a sua individualidade. 

amigos abraçando na balada

Pode ser que você se reconecte à si mesmo visitando velhos amigos. Aqueles que você não vê há muito tempo. Nos conectar com o passado, mostra que existe uma vida inteira além desse momento. E há muito mais à se viver.

Aproveite para frequentar lugares e fazer atividades que você gosta, mas por algum motivo deixou de fazer.

Se dedique a novos estudos, aprendizados. Atividades esportivas por exemplo, podem te mostrar um novo eu. Além do mais viajar  também pode ser uma ótima maneira de recomeçar, e ocupar a cabeça com novos horizontes, pessoas e culturas. Pode ser uma trilha ou um banho de cachoeira e nos sentimos renovados. Além do mais novas atividades podem fazer você enxergar um novo mundo, cheio de oportunidades. Não há melhor maneira para superar uma rejeição amorosa. 

 

jovem tomando banho de cachoeira

Ocupe sua mente com coisas novas até que a ferida cicatrize. 

Cure e trate de sua ferida você mesmo. Pois falar muito sobre o assunto é como deixar a ferida exposta para mais sofrimento. Então lembre-se, enquanto não estiver cicatrizada, toda a vez que você mexer, vai doer. Por isso evite falar do assunto. E assim, você e o tempo irão curar a sua dor. Por fim restarão lembranças, cicatrizes. Dessas marcas que a vida deixa na gente, e nos faz lembrar o quanto somos forte. 

 

Guarde boas lembranças.

Muitas pessoas acreditam que terminar o relacionamento pode significar terminar todo o relacionamento. Entretanto não precisa ser assim.

Se vocês ficaram juntos por um tempo, significa que foi bom, que ambos curtiram. Então guarde as boas lembranças com você, talvez depois do período de sofrimento ainda reste uma amizade. 

O número de casais que se separam está cada vez maior. Afinal com muitos aplicativos de namoro à disposição muitas pessoas se conhecem, se apaixonam e se separam rapidamente. Dessa forma, a ideia de felizes para sempre esta cada vez mais distante. Hoje o lema está mais para: que seja eterno enquanto dure. 

Por fim, o caminho para superar uma rejeição amorosa pode variar de pessoa para pessoa. Porém esperamos que com estas dicas você consiga dar a volta por cima! E lembre-se sempre, assim como os bons momentos passam, os ruins também passarão. 

 

homem feliz por superar uma rejeição

 

[laread_preformat]Referências: How to Deal with Rejection – Psychalive[/laread_preformat]

 

[laread_preformat] Artigo relacionado: 4 Etapas simples para ter novos hábitos em 2020 [/laread_preformat]