Luxo e Sustentabilidade – o novo chique!
Aproveitamos o dia mundial meio ambiente para falarmos de como as empresas de luxo e seus consumidores estão cada vez mais conscientes de seus impactos e adequando suas ações ao novo luxo do bem! Aquele onde luxo e sustentabilidade andam juntinhos!
E como disse Glória Kalil, consultora de moda, o segredo para ser chique é equilibrar a aparência ao conteúdo, não adianta ser uma pessoa que só tem aparência, mas não tem o mesmo cuidado com o ambiente e com as outras pessoas.
A verdade por trás da moda
Você sabia que a moda é a segunda indústria maior poluidora do mundo? Pois é, para se ter uma ideia, o poliéster, por exemplo, consome milhões de barris de petróleo e leva séculos para se decompor.
Além disso, há sérios problemas ambientais como o desperdício de água (uma calça jeans gasta aproximadamente 3.400 litros de água para ser confeccionada), o alto consumo de energia e o uso de produtos químicos no processo de produção de fibras.
Um outro capítulo muito triste na história da indústria da moda ocorreu em 2013, quando o prédio que abrigava a fábrica de roupas Rana Plaza em Bangladesh desmoronou matando 1129 trabalhadores. Além disso, essas pessoas trabalhavam em situação semelhante à da escravidão, pois ganhavam cerca de 10 dólares por mês. Ou seja, viviam em extrema pobreza.
Comportamento de luxo – Ser consciente
Ter consciência é ter senso de responsabilidade e agir de acordo com isso. Isso implica saber quais são os impactos de suas ações.
Pessoas que agem de forma consciente buscam informações sobre as empresas e produtos antes de comprá-los e muitas vezes só compram quando realmente necessitam.
Esse movimento tem crescido no mundo devido a vários fatores. Sendo um deles o aumento das redes sociais que aumentam o espírito colaborativo entre as pessoas. Outro ponto é o aumento do acesso à informações de injustiças sociais e degradação do meio ambiente. Por fim, a mudança no comportamento do consumidor diante de tudo isso.
Pesquisas apontam que cerca de 75% da nova geração de consumidores mudam seus hábitos de consumo de acordo com as preocupações ambientais.
Então pensando em tudo isso, claro que a indústria da moda não poderia ficar de fora desta mudança. Seja para fazer o bem ou para manter suas vendas, essas empresas unem luxo e sustentabilidade em suas novas ações.
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Luxo e sustentabilidade na moda
Com foco na mudança dos impactos causados e buscando agradar seus consumidores a moda vem se adequando. Assim grandes marcas de luxo estão mais preocupadas com seus trabalhadores, com as comunidades e com o impacto no meio ambiente. E claro buscam também vender uma boa história por trás de seus produtos. Aliás, ago que o luxo sempre fez muito bem. Mas o que estas grandes marcas têm feito?
O grupo LVMH, que tem mais de 70 marcas e entre elas, Louis Vuitton, Christian Dior, Marc Jacobs, Moet & Chandon, Dom Pérignon e Tag Heuer, adquiriu em 2009 50% de participação na grife Edun. Uma grife que foi criada pelo cantor Bono Vox para promover o desenvolvimento em países pobres. Por exemplo,o algodão usado nas peças é cultivado por pequenos produtores da África.
Em 2016 o grupo também lançou o projeto Life 2020, que visa reduzir o impacto de suas ações no meio ambiente. Portanto, para isso criou lojas mais sustentáveis, com uso de energia renovável e utilizando carros elétricos para entregas.
A estilista Stella McCartney desde 2001, ano de fundação de sua marca, tem como principal pilar de sua empresa – não usar nenhum material de origem animal e o cuidado com a preservação do meio ambiente. E assim segue como um exemplo a ser seguido.
A Prada se comprometeu a fabricar todos seus acessórios de nylon usando materiais reciclados incluindo resíduos que estão nos oceanos até o fim de 2021.
Em 2018 várias grifes, como Versace, Gucci, Michael Kors, Burberry, Coach e Tom ford anunciaram o fim do uso de pele animal.
Também em 2018 a Lacoste trocou seu icônico jacaré por animais em extinção e reverteu o lucro da venda para a União Internacional para a Conservação da Natureza.
Luxo e sustentabilidade na joalheria
No mundo das jóias, a Cartier, mobilizou o Responsible Jewellery Council, que reúne 150 fabricantes de jóias, para exigirem de seus fornecedores uma certificação ambiental e social . De modo a garantir que as pedras preciosas utilizadas em suas peças não tenham nenhuma ligação com zonas de conflito.
Mas e como você também pode contribuir para um mundo melhor?
Seja consciente. Antes de comprar pense na utilidade da peça em sua vida, de onde ela vem, como foi produzida, qual o material utilizado e se houve algum trabalho ilegal ou crueldade com animais. Questione mais! Afinal é possível ser chique e consciente e ainda adquirir produtos que unam luxo e sustentabilidade!
Por fim fazemos parte da mudança para termos um mundo melhor!
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