MySugardaddy Logo
SSL 256 Bit

Filofobia: compreendendo e superando o medo de amar

Filofobia, o que é isso? É um medo, o de se apaixonar por alguém ou de se envolver em um relacionamento amoroso. Às vezes, essa filofobia pode ser tão grande que pode levar até o medo de amar a própria família ou amigos, ou de demonstrar este sentimento.

De onde vem esse medo de amar?

Esse medo pode ter origens diferentes:

filofobia

Pode estar relacionado à infância. De fato, se crescemos em uma família onde o amor não existe, não necessariamente por falta de sentimentos, mas por falta da expressão do amor, então a criança pode ser filofóbica posteriormente.  Isso acontece quando a pessoa nunca aprendeu a amar e nunca recebeu nenhum sinal de afeto. Nesta educação restrita, o amor seria então um sinal de fraqueza. Portanto, a pessoa não quer parecer fraca.

A filofobia também pode encontrar sua origem em um forte sofrimento vivido, que traumatizou a pessoa. Por exemplo, a morte de um ente querido. Então, ficar sozinho pode acabar sendo uma opção para sempre, se você não fizer nada. Assim, amar de todo o coração, sem nada em troca, também pode deixar você mais introspectivo, sozinho. 

Por fim, a filofobia também pode surgir por causa da sociedade de hoje. Onde as pessoas sentem cada vez menos a necessidade de se apaixonar. Elas preferem ser livres, sem apego emocional. De fato, isso pode evitar ser magoado ou decepcionado depois.

 

Como você reconhece esse medo doentio?

sugar daddy filofobia

É bastante fácil reconhecer essa fobia. Basta observar a pessoa, analisar suas ações e ver se elas correspondem. Por exemplo, se temos duas pessoas que se seduzem e depois se tornam um casal. Tudo vai bem até que a pessoa filofóbica começa a sentir que o relacionamento está ficando muito sério e que os sentimentos estão se desenvolvendo. Então ela se protegerá vendo apenas as falhas no outro. O parceiro, então, não necessariamente sentirá que há um problema. Só depois que o último pede que morem juntos, por exemplo, que ele notará que algo não está certo.

Ao saber então como ele pode reagir quando sofre de filofobia, você saberá se ele é ou não filofóbico. Então você será capaz de entender as reações dele. Você terá que levar em conta que essa pessoa tenta reagir da melhor maneira possível. Não deve ser mal interpretado se faz ou diz algo prejudicial. Através dessa reação, ele não pretende prejudicá-lo, mas proteger-se.

[laread_preformat]Talvez você goste desse artigo: Sapiosexual – A atração pela inteligência[/laread_preformat]

Como reagimos a esse medo?

sugar babe filofóbica

Então, vamos à reação. Como mencionamos anteriormente, a pessoa fóbica começará mecanicamente a procurar e listar as falhas de seu parceiro. Isso impedirá que ele continue a desenvolver o amor.

Então, se um evento fizer com que o relacionamento se torne muito sério, considere o caso anterior, por exemplo. O parceiro então pede que ele venha morar com ele. O filofóbico começará a sentir calor e enjoo. Então ele prefere fugir e terminar o relacionamento. No entanto, às vezes ele não vai querer terminar o relacionamento sozinho. Ele começará a criar problemas, para garantir que haja argumentos. Tudo isso na esperança de que o parceiro termine o relacionamento.

Os filofóbicos também tendem a querer o impossível. Eles querem estar perto de pessoas que sabem que nunca terão chance de conquistar. Isso os tranquiliza porque eles sabem que nada vai acontecer. Menos provável ainda um relacionamento romântico.

 

Como superar a filofobia?

bebe brincando com urso

Para começar, você precisa perceber essa fobia. Você tem que perceber que reage de acordo com este esquema, todas as vezes que se relaciona. Então você tem que encontrar a origem disto. Para isso, a melhor solução é procurar um psicólogo que possa ajudá-lo. A terapia ocorrerá em várias etapas. O que pode mudar de pessoa para pessoa. Ou você terá que trabalhar seu medo ou terá que lidar com ele diretamente, amar, para ser dessensibilizado. Várias terapias já se mostraram eficazes, como a hipnoterapia.

Uma vez iniciado este processo, você deve permanecer motivado e não desistir. Dizer para si mesmo que você nunca se apaixonará, é inútil e apenas o atrasará. O mesmo é verdade, se você comparar seus relacionamentos e procurar diretamente um grande amor.

 

O medo de se apaixonar desaparece um dia?

casal na beira da praia

A pergunta que todo mundo faz é: “Um dia poderemos querer e aceitar nos apaixonarmos se somos filofóbicos?”. Então a resposta é sim. Se você concorda em obter ajuda, se for para o final do processo, essa fobia pode desaparecer gradualmente. No entanto, se você se deixar sozinho, se não estiver procurando a fonte do problema, poderá cair em depressão. Mas é claro que ninguém quer isso. Portanto, tenha esperança e diga a si mesmo que, quando estiver curado, você irá se apaixonar e mostrar seu amor e carinho com orgulho.

[laread_preformat]Artigo relacionado: Rejeição amorosa. Como superar?[/laread_preformat]