MySugardaddy Logo
SSL 256 Bit

Festas de Natal em diferentes países

O Natal é celebrado solenemente no Brasil e em todo mundo, não apenas por cristãos, desde o século IV dC. Mas você já se perguntou como são as festas de Natal em outros países do mundo? E será que é muito diferente dos Brasileiros? Bruxa, feno e até um pedaço de madeira podem estar associados ao Natal. Selecionamos alguns países como Polônia, Alemanha, Espanha e Itália para conhecer um pouco mais de suas tradições de Natal.

comemorar festas de natal

Brasil

árvore de Natal Ibirapuera

No Brasil o dia 25 de Dezembro é feriado e já na véspera, dia 24 já é comemorada uma das maiores festas em família do ano.  Apesar do clima quente, a decoração predominante ainda se refere ao clima de neve e inverno europeu. O ponto alto da festa de Natal é a véspera, dia 24, quando a família se reúne para a ceia com variedade de pratos e bebidas. Entretanto a refeição pode mudar conforme a região do país ou costumes de cada família. Os pratos mais comuns são Peru assado, lombo, arroz com castanhas e uva passa, rabanadas e bolos.

Após o jantar algumas famílias vão à Igreja e aguardam a chegada da meia noite para chegada do Papai Noel e a esperada troca de presentes. Além disso em muitas famílias a brincadeira de amigo secreto já é tradição.

O brasileiro já é conhecido por ser um povo festeiro e as festas de Natal são um ponto alto para esta nação. Assim as decorações pelas cidades já são instaladas no início de Dezembro e muitas delas são árvores de Natal artificiais e um grande número de luzes pelas ruas e casas. 

Na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, a maior árvore de natal flutuante do País, em média com 70 metros de altura, é montada sob a água. Outra decoração tradicional é a montagem de presépios pelas cidades e nas casas, representando o momento do nascimento de Jesus. Além disso há também a tradição da novena de natal, que começa 9 dias antes do dia 25, e assim se inicia uma contagem regressiva para celebrar o nascimento de Jesus.   

Polônia

Presentes de Natal do papai noel para criança

Na Polônia a festa de Natal é comemorada em família. E começa na véspera de Natal com um jantar em família e amigos mais próximos, onde são servidos doze pratos, na mesa não pode faltar um prato adicional para um convidado inesperado. Pois ninguém neste dia deve estar sozinho. Debaixo da toalha branca da mesa coloca-se feno para lembrar o nascimento de Jesus na manjedoura. Debaixo da árvore de Natal há presentes que todos esperam ansiosamente para abrir, não apenas as crianças. 

A festa de Natal se inicia com a leitura de uma passagem da Bíblia que se refere ao nascimento de Jesus, fazendo orações, compartilhando bolachas e fazendo desejos. Então o jantar se inicia, com 12 pratos diferentes, de entrada sopa de cogumelos ou sopa de beterraba. A Carpa é o prato principal, acompanhada de bolinhos e macarrão com sementes de papoula. Tradicionalmente não é servido carne vermelha e nem álcool. A família unida canta canções de Natal. 

Alemanha

feiras de Natal na Alemanha

O período de pré-natal na Alemanha já é uma importante tradição natalina. O calendário do advento é bem tradicional, ficam nas janelas e contém presentes-surpresa para cada dia do mês de Dezembro. Além disso há também guirlandas do Advento penduradas nas portas. E principalmente as feiras de Natal recebem a visita de toda população.

Foi na Alemanha, no século XVIII, que nasceu o costume de decorar Pinheiros em casa durante o Natal. Além disso, o berço ou estábulo também são motivos da decoração. A ceia de Natal para os católicos e protestantes não possui tantos pratos quanto na Polônia, porém não pode faltar o tradicional Ganso assado. Assim como bolos e bolachinhas de Natal enfeitam e adoçam a noite. Então após a ceia há a troca de presentes. 

França

luzes em festas de natal

Na França, o Natal vem para coroar o ano. Não há comemorações de pré-natal. Mesmo que no dia 1 de Dezembro as crianças recebam calendários do Advento com pequenos presentes.

A véspera de Natal é dia de trabalho e à noite, há o jantar solene. Ainda há o hábito de partir o pão em algumas casas. São treze pedaços, o maior simboliza Jesus e os outros os apóstolos. Após as festas os pães são dados aos mais necessitados. Além disso na véspera de Natal as crianças deixam seus sapatos para o Papai Noel colocar presentes.

Os pratos variam conforme a região da França, pode ser Ostras, Ganso assado ou Perú. Após o jantar, a sobremesa geralmente é um bolo enrolado, em forma de tronco, recheado com frutas e castanhas e coberto por chocolate.  

Além disso, velas acesas também ficam do lado de fora das casas para sinalizar, caso a Mãe de Deus passe por lá.

Espanha

troncos natalinos Espanha

Os espanhóis passam a ceia na véspera de Natal com suas famílias. A véspera de Natal começa na missa da meia-noite, é quando todos se reúnem em volta da mesa para um jantar de gala.

Os espanhóis, em vez de bolacha, compartilham Halva, um doce do Oriente Médio com o ingrediente principal: sementes de gergelim torradas.

Os pratos das festas de natal variam de região para região – porco ou cordeiro assado no centro da Espanha, Peru no sul e na Andaluzia, frutos do mar e peixes na costa. Para a sobremesa, não falta a Cava – champanhe espanhol, amêndoas doce, torrones, biscoitos de Natal, marzipan e nozes.

Após a ceia os Espanhóis saem para as ruas decoradas, dançando, cantando e desejando Feliz Natal uns aos outros.

À meia-noite, muitas pessoas vão à Igreja para a Missa do Galo. O nome está associado à lenda de que o galo foi o primeiro a anunciar o nascimento de Jesus no mundo com seu canto.  Além disso um tronco com o desenho de um rosto sorridente e vazio por dentro também é tradição do Natal. Tradicionamente se preenche estes troncos com doces que são consumidos durante as festas.

Itália

Bruxas natalinas Itália

A celebração do Natal na Itália começa no primeiro domingo do Advento, ou seja, quatro domingos antes da véspera de Natal. Os italianos organizam feiras de Natal, soltam fogos de artifício e ouvem música alta. Alguns decoram árvores de Natal, embora seja mais popular montar presépios  por aqui.

Em Roma, na véspera de Natal, há um presépio tradicional na Praça de São Pedro. Em 1982 o papa João Paulo II introduziu este costume.

Durante a véspera de Natal, bolos de nozes estão entre os pratos principais. Em vez de Papai Noel, há uma Bruxa que, como diz a lenda, procura Jesus todos os anos no Natal. Visita todas as casas. E é por isso que os pequenos italianos deixam doces para ela na mesa das festas de Natal. E em troca, as crianças recebem presentes da Bruxa.

Por fim, costumes e festas de Natal são ligeiramente diferentes em cada país. Durante o Natal, refeições e presentes sempre fazem parte da festa. Entretanto o principal é que todos se conectem com seus entes queridos. Afinal, o mais importante é mostrar bondade e vontade de ajudar aqueles que precisam, independentemente da cultura, origem e tradições. Respeitar uns aos outros e ser gentil. Embora os costumes natalinos em diferentes países cristãos sejam diferentes, o Natal é um momento feliz para todos.

Em nome da Equipe MySugarDaddy, desejamos-lhes um Feliz Natal em família.

casal montando árvore de Natal

[laread_preformat]Artigo relacionado: 4 Etapas simples para ter novos hábitos no novo ano[/laread_preformat]