A importância de dar e receber elogios!
Quando foi a última vez que alguém o elogiou? Você se lembra de como isso o fez feliz e fez você se sentir apreciado? Muitas vezes tomamos como certo que nossos amigos sabem o quanto os admiramos. No entanto, dizer isso abertamente não só pode fortalecer seu relacionamento, mas também pode literalmente melhorar seu dia. O Dia Mundial dos elogios nasceu para nos conscientizar de como é bom dizer aos nossos entes queridos como eles são especiais para nós. Neste artigo abordamos a importância de dar e receber elogios.
História do dia mundial do elogio
Hans Poortvliet criou o dia mundial do elogio, dia 01 de Março. Originou-se na Holanda, mas logo se espalhou por todo o mundo, até também ter o apelido de “dia mais positivo do mundo”.
O objetivo deste aniversário, segundo Poortvliet, é que hoje cada um de nós reserve um tempo para fazer um sincero elogio a pelo menos três pessoas.
Como celebrar o Dia Mundial do elogio? Elogiando!
A melhor maneira de elogiar é ser honesto e enfatizar o que realmente apreciamos na outra pessoa.
Não há necessidade de ser profundo demais. Na verdade, você pode fazer elogios agradáveis mantendo-se em tópicos superficiais, desde que aprecie uma ação feita pela outra pessoa.
Por exemplo, se um amigo nosso é muito bom em tocar violino, não vamos dizer a ele que ele tem talento, mas que apreciamos o trabalho duro que ele fez para se tornar tão bom.
Os elogios de estilo também são mais populares que os elogios físicos. Por exemplo, é bom saber que “você tem olhos lindos”, mas parece ainda melhor dizer “a cor dessa blusa é muito boa para você” ou “eu gosto de seus sapatos”. Isso ocorre porque o aspecto físico não é nosso mérito, mas sim o estilo que escolhemos e, com ele, expressamos nossa personalidade.
Como receber bem elogios
Durante o dia mundial de elogios, é claro, precisamos fazer e receber elogios!
Como responder a elogios não é tão simples assim. De fato, muitas pessoas ficam constrangidas quando alguém lhes diz algo positivo. Então eles acabam diminuindo o elogio na tentativa de não passar por arrogantes. No entanto, ao fazer isso, eles recebem o resultado oposto.
Por exemplo, quando alguém diz “eu gosto do seu novo corte de cabelo!” eles respondem “Não, eu odeio, mal posso esperar para voltar a crescer”. Ou “que sapatos lindos!” “Ah, eles são muito velhos, eu preciso trocá-los”.
Tendemos a responder dessa maneira para parecer humilde, mas, na realidade, apenas ofendemos os gostos da outra pessoa. Portanto, aceitar e receber de fato o elogio com um simples obrigado e um sorriso são suficientes para deixar todos felizes.
Já a Psicóloga Luisa Restelli, destaca neste artigo do site Personare, que crenças negativas trazem dificuldades em aceitar elogios. O que faz com que reagimos de maneira padronizada e sem aceitar o poder e o próprio intuito do elogio em nossas vidas.
Abra seu coração e o sorriso quando receber elogios
Afinal o elogio tem por objetivo mostrar ao outro suas qualidades e pontos fortes. Dessa forma incentivamos que a pessoa exerça sua potencialidade. E assim podemos nos desenvolver à partir do que temos de mais positivo.
Então com tanta boa intenção de um elogio sincero, temos mais é que receber este elogio e abraçar esta gentileza e reconhecermos nossas características positivas.
No mundo agitado de hoje, muitas vezes esquecemos de dizer às pessoas que as amamos, e o quanto apreciamos suas determinadas características. O objetivo do dia mundial do elogio é precisamente para nos lembrar desta ferramenta maravilhosa. Afinal, fazer elogios não custa nada, mas melhora muito o dia daqueles que são queridos por nós. E sempre lembre-se: Gentileza gera gentileza. Então passemos o bem adiante.