7 dicas – Como terminar um relacionamento para ficar com outra.
Alguns relacionamentos vêm e vão – é assim que as coisas acontecem. Muitas vezes, aquele grande amor vai desaparecendo gradualmente até sumir. O que resta é apenas o hábito, a comodidade. Não é incomum que muitos procurem alguém fora da relação para viver novas emoções. Mas como terminar um relacionamento que há muito tempo deixou de ser feliz, sem machucar a parceira?
Dica 1: Seja honesto
Muitos homens acham difícil ser honesto com a esposa ou a namorada quando encontram uma nova amante. Muitas vezes eles ficam preocupados da esposa ou namorada fazer um grande drama. Também ficam com medo de perder seus costumes ou ser exposto de maneira negativa para amigos e familiares. E por este motivo ficam em silêncio sobre o novo amor. Há aqueles ainda que acabam deixando o tempo passar para que a parceira tome a atitude de terminar.
O que acaba resultando em um caso secreto. Com esta opção, no entanto, mais cedo ou mais tarde, todos os envolvidos enfrentarão um difícil desfecho.
A parceira se sentirá enganada duas vezes, quando descobrir que o amor secreto já existe há algum tempo. O novo amor (que muitas vezes nem sabe nada sobre a esposa ou namorada) espera mais tempo e também se sentirá enganada. Sem dizer que o “traidor” terá que dizer a mesma história 2 vezes.
Ou seja, faz muito mais sentido dizer a verdade assim que ficar claro a preferência pelo novo amor. E claro a nova amante, também precisa saber a real situação que você enfrenta na sua vida amorosa.
Dica 2: Escolha um local neutro para uma conversa cara a cara
O parceiro merece uma discussão clara e honesta! Se você deseja encerrar seu casamento ou relacionamento de longa data, não deve fazê-lo por SMS, Whatsapp ou e-mail. É covarde e desrespeitoso. Uma carta detalhada é um pouco melhor, mas não chega perto do suficiente. A pessoa tem direito a uma discussão pessoalmente, na qual também pode emitir seus pensamentos. Mesmo que sejam esperadas lágrimas ou insultos, você definitivamente deve ter a coragem de conversar cara a cara.
Em muitos casos ela pode até apreciar sua honestidade e explicar que ela também pensou em terminar.
Para quem mora junto ou é casado. Uma boa opção é escolher um local neutro para terminar o relacionamento, que não seja a casa do casal. Já que as memórias negativas podem aflorar neste momento.
É importante não destacar qualidades ou características da nova amada. Isso machuca muito mais a parceira. Uma declaração muito boa e neutra seria, por exemplo: “Querida, eu simplesmente não te amo mais e conheci uma nova mulher pela qual me apaixonei. Por favor, vamos valorizar o tempo que passamos juntos e nos separar como amigos! Eu nunca quis te machucar, mas também não posso mentir para você. Você merece a verdade! “
Dica 3: Dê tempo ao tempo para terminar um relacionamento
Claro que será necessário um tempo para que todos assimilem a nova vida que está por vir. Possivelmente haverão muitas conversas. Já que geralmente a pessoa quer entender onde errou. Outras podem insistir para tentar uma nova vida juntos. E o tempo também ajudará você a planejar melhor a saída da casa e da vida da pessoa. E os detalhes burocráticos, devem ser tratados com cabeças frias. Às vezes um período sozinho ou mesmo uma viagem é recomendada para que se tenha mais tempo para pensar em tudo que está acontecendo.
Dica 4: Crie condições justas
Finalmente, se os dois concordarem com a separação, deve-se discutir junto como as coisas serão no futuro. Especialmente quando as duas partes compartilham um apartamento ou casa. Agora é uma questão de decidir como proceder em termos práticos. Quem sai, quem fica? E em que período isso é possível?
Um período sensato para que as mudanças ocorram é necessário. No entanto, algumas mulheres logo sairão por vontade própria ou pedirão que o homem se ausente por um tempo. É muito doloroso para elas viverem com o ex-parceiro sob o mesmo teto.
Tudo o mais, como acordos de custódia, separação de propriedades e outras histórias financeiras, também deve ser resolvido de maneira objetiva e justa. Para que ninguém seja prejudicado. Já que os dois foram também amigos nos anos em que estiveram juntos.
Dica 5: Seja paciente e bom ouvinte, mas estabeleça limites.
Especialmente quando ainda há alguma necessidade de fala após a separação, a ex-parceira não deve simplesmente ser rejeitada. Ela pode ter uma profunda necessidade de falar sobre algumas coisas novamente e obter respostas às perguntas. Até aqui, isso é ótimo, desde que funcione em um nível amigável.
Quando você começar a se afastar fisicamente da pessoa, seja respeitoso e gentil. Entretanto estabeleça limites claros. Se você não for totalmente claro, pode ser que alguns sinais sejam confundidos e a pessoa acabe ficando por perto muito mais tempo.
Somente se a parceira passar do limite, como ficar perseguindo, assediando ou insultando (também a nova parceira), o contato deve ser restringido ou interrompido.
Dica 6: Esteja pronto para sair da zona de conforto e encarar novos desafios
Uma separação é uma grande e drástica mudança na vida de qualquer um. De repente sua vida muda, da noite para o dia. Não visita mais os sogros, vê as crianças apenas nos fins de semana. Você se vê montando um novo lar e uma nova vida.
Muitos homens atrasam a separação por medo de mudar hábitos costumes de que gostam. Mudança não deixa espaço para conveniência.
É momento de pensar em todas as coisas que agora você está livre para fazer. Foque em pensamentos positivos e vá com calma ao se envolver com sua nova amante.
Dica 7: Cuidado com as palavras
Cuidado com as ofensas aos ex-parceiros. Sempre temos uma tendência à culpar a outra pessoa. E ao contar para os amigos e familiares acabamos dizendo coisas que não deveríamos. Por isso tenha cuidado com o outro. Afinal ninguém precisa levar a culpa. Além disso o que deu errado em um relacionamento deve permanecer apenas entre os dois. Assim como as crianças devem ser poupadas das discussões e de opiniões negativas quanto aos pais. Isso traria apenas conflitos sem sentido e também é extremamente desrespeitoso.
Claro que cada situação será diferente uma da outra. Mas acreditamos que com estas dicas de como terminar o relacionamento, ninguém sairá prejudicado ou irá se arrepender no futuro.
[laread_preformat]Artigo relacionado: 4 Etapas simples para ter novos hábitos no novo ano![/laread_preformat]
Imagens: Unsplash